top of page
Buscar

O modelo de uma enchente

Foto do escritor: Matheus Furlan AlpoinMatheus Furlan Alpoin

Em posts anteriores, discutiu-se os métodos através dos quais cursos de água são modelados a fim de determinar o seu comportamento em caso de enchentes. Entretanto, para todos os eles, não se foi explicitado o comportamento da enchente com relação a alguma variável dependente, como o nível de precipitação envolvido.


Uma pesquisa realizada por Ribeiro (2012) analisou a correlação (ou seja, a existência de uma relação entre duas variáveis) entre a precipitação e a cota altimétrica (nível do rio) do Rio Sapucaí à montante do município de Itajubá. Para tanto, analisou a precipitação medida em 5 estações de monitoramento, estabelecendo uma equação entre elas e tomando esse resultado como a variável independente (eixo x), relacionando-a ao nível altimétrico do Rio Sapucaí medido em uma estação localizada dentro do município.

Seus resultados mostraram uma forte correlação linear entre essas duas variáveis, evidenciando que a modelagem do nível do rio dependente puramente da precipitação à montante do município pode ser descrito linearmente. Uma limitação desse modelo é que ele se aplica apenas aos dados amostrais localizados dentro da margem utilizada para a pesquisa, não permitindo a extrapolação. Entretanto, tal resultado fornece uma boa perspectiva para o modelo a ser utilizado no projeto.


Referências: RIBEIRO, R. G. Modelagem para previsão de inundações utilizando correlação chuva-vazão. Itajubá: Universidade Federal de Itajubá, 2012.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2019 Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page